sábado, 21 de julho de 2012

Esfumaçar x Esfumar?

Olá meninas, tudo bem? Então, já ficou nessa dúvida? Qual será mesmo o correto? "Eu esfumaço a sombra? ou eu esfumo a sombra?" Confesso que até eu mesma já fiquei em dúvida, rs. Mas como minha sábia mãe sempre diz, "Qualquer dúvida relacionada a escrita ou pronúncia, procure o nosso querido Aurélio". E o que ele diz: 

Es.fu.ma.çar: Encher de fumaça.2.Defumar (alimentos).P.3. Encher-se de fumaça.4. Fig.Sumir;esfumar.

Es.fu.mar: Desenhar a carvão(3). 2. Esbater com esfuminho.P.3. Desaparecer pouco a pouco.

Então meninas, o correto é esfumar. Cuidado para não sair falando errado por aí.

               
Até a próxima!

2 comentários:

  1. Camila,
    Esse esclarecimento foi ótimo. Já ouvi/li muita gente falando/escrevendo que estava esfumaçando a sombra.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. É verdade, uma vez vi isso até em um revista bem famosa :x

    ResponderExcluir

Vou ficar muito feliz com o seu comentário! (: